top of page

VOCAL: Saúde ou Estética?

Bom, o interessante mesmo é ter as duas coisas. Mas em níveis de prioridade a saúde deve liderar essa parceria.

Muitas vezes perguntei a alunos, em seu primeiro dia de aula ou em workshops vocais, quais características eles acham legal em um bom cantor. Todas as respostas levam em consideração fatores estéticos mas nenhuma resposta abordou características relacionadas à saúde ou juventude vocal.

Sempre disse e continuarei dizendo que muitos de nossos cantores campeões em vendas de discos nem sempre (e quase sempre) são referenciais de saúde vocal.

Uma agenda repleta de shows (muitas chegam a 40 eventos por mês) precisa ser equilibrada com uma super dieta evitando alimentos gordurosos e com pH ácido, sem contar que nem preciso citar sobre álcool e fumo que são inimigos da saúde vocal de qualquer cantor. Hidratar-se bastante, evitar abusos vocais, evitar falar rápido demais, e muitas outras coisas (que preciso de um novo artigo para abordar somente esse assunto) serão importantes atitudes diárias tomadas pelo cantor. Ele também deverá estar com sua medicação preventiva em dia (vitamina C e minerais, por exemplo, para evitar que haja queda em sua imunidade evitando, assim, gripes corriqueiras). Muitas outras coisas aliadas a isso, lógico! Em outra oportunidade escrevo sobre isso.

Existem técnicas de canto, como o falsete (por exemplo) que serve tanto para dar uns toques de emoção em trechos de sua canção quanto para atingir alguns pontos agudos de sua música através do registro vocal elevado. Ou seja, é utilizado pontualmente e não por padrão em sua música. Quando em grande parte da música está sendo utilizado o falsete, é porque a tonalidade da canção deve ser alterada para baixo até que fique confortável para o cantor. Caso contrário, aquilo que inicialmente seria uma técnica de canto (falsete) se tornará o vilão de uma lesão vocal.

Abaixo segue uma matéria de 28 de abril de 2015, publicada pela Agência Reuters:

Sam Smith cancela turnê por hemorragia nas cordas vocais

Agência Reuters

  • Mario Anzuoni | Files | Agência Reuters

O vencedor do prêmio Grammy disse que a decisão foi feita a partir de ordens médicas

O cantor britânico Sam Smith disse nesta terça-feira que cancelou os shows restantes em sua turnê na Austrália por conta de uma hemorragia nas cordas vocais.

Pedindo desculpas aos fãs, o vencedor do prêmio Grammy disse que a decisão foi feita a partir de ordens médicas.

"Estou profundamente triste de falar para os meus fãs australianos que tenho que cancelar minha turnê australiana", informou o cantor em nota.

"Eu estive vocalmente exausto por um tempo, mas na noite passada em Sydney tive uma pequena hemorragia nas minhas cordas vocais. Os médicos me falaram que preciso descansar totalmente até minhas cordas vocais melhorarem, caso contrário, pode se tornar um problema maior", disse o cantor.

A Frontier Touring, organizadora da turnê australiana, disse que estava trabalhando com Smith para remarcar as performances para dezembro.

Smith tinha mais shows marcados em Sydney, Melbourne, Adelaide e Perth antes de ir para parte asiática da turnê "In The Lonely Hour", que começaria em Tóquio em 7 de maio.

Smith brilhou no Grammy deste ano, ganhando quatro prêmios, incluindo o de melhor canção pelo hit "Stay With Me".

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page