top of page

A Origem das NOTAS MUSICAIS

Na Antiguidade, não havia notação para a expressão musical. A música só podia ser transmitidaoralmente: era a tradição oral. Assim foi até por volta do ano 1000 d.C. Depois escreveram-se os neumas, ou “sinais de respiração”, acima da letra paraque o cantor pudesse entoar a melodia. Passando-se a usar várias vozes — a polifonia —, os neumas tornaram-seinsuficientes, e foram acrescentadas letras. Mas esse era um método de notação complicadoe pouco satisfatório. Mais tarde, um verdadeiro gênio, porém desconhecido, traçou uma linha retahorizontal para representar uma nota fixa, escrevendo os neumas abaixo e acimadessa linha colorida. O monge Hucbaldo (840-930) faz uma verdadeira revolução na notação musical:estabelece a pauta de quatro linhas. Nos séculos XI e XII, os neumas deixaram de parecer uns rabiscos e tomaramformas mais definidas, quadradas e angulares. Mais tarde, outra pessoa criou uns traços verticais para dividir as linhashorizontais em partes de duração exatamente iguais. Finalmente, a partir do século XVII, foi acrescida a quinta linha,constituindo-se o que chamamos de pentagrama, que é a pauta que ainda usamos.Os neumas se arredondaram, tornando-se as notas musicais. Estava completa anotação musical. O batismo das notas coube ao monge beneditino Guido D’Arezzo (955-1050), queutilizou para isso as sílabas iniciais da primeira estrofe do hino da oração datarde na véspera da festa do nascimento de São João Batista:

942320_537734416262090_78380158_n.png

Daí temos as setesnotas representando os sete sons naturais: ut – ré – mi – fá – sol – lá – si(as duas primeiras letras do nome Sancte Ioannes). No século XVII, o ut passoua ser dó por sugestão de Giovanni Battista Doni.É preciso chamar a atenção para o fato de que existe outra notação, segundo aqual o nome das notas é indicado por letras. É usado por alguns povos,principalmente os de origem anglo-saxônica (Alemanha, Inglaterra, EUA). Assim,a primeira letra que aparece é “A” que corresponde ao lá. Seguem-se “B” (si),“C” (dó), “D” (ré), “E” (mi), “F” (fá) e “G” (sol).

Informativo Página Cultural Sociedade Cultural Azambuja Brusque/SC. In:Almanaque Santo Antonio, 1996. Organizado por Frei Edrian Josué Pasini, O.F.M.Vozes: Petrópolis, 1995. p. 198 e 199.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page