Reflexão: A importância do Metrônomo

April 20, 2015

Metrônomo é um dispositivo automático de marcação de tempo. Pode ser encontrado em forma mecânica (em forma de pêndulo), forma digital (metrônomos eletrônicos) ou virtuais (pequenos aplicativos para plataformas desktop ou mobile). Essa marcação de tempo, através de um som tilintante e estridente, evita que você acelere ou desacelere de maneira descontrolada o seu treino musical ou execução de sua música.

 

Todos os alunos de canto ou de instrumento devem entender que não basta adquirir conhecimento teórico-musical, tocar com utilização de cifras, saber ler um pouco de partitura, etc. A Música (com M maiúsculo) é divida em três partes: 

 

  • Ritmo

  • Melodia

  • Harmonia

  • Contra-ponto (apenas alguns autores incluem este quarto tópico que é questionável)

 

Mas aqui há uma grande dica que posso dar a todas as pessoas que acessam nosso blog em nosso site oficial: jamais (sim, eu disse JAMAIS mesmo) realize oficialmente seus treinos vocais ou instrumentais sem a utilização de um metrônomo. A maioria da população hoje possui um smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Então basta digitar em sua plataforma de downloads a seguinte expressão: metronome.

 

Eu particularmente gosto do Metronome Pro., vale muito a pena comprá-lo, pois tem várias opções de configuração interna, inclusive a criação de playlists para músicos que tocam com repertórios em shows ou ministérios:

 

https://itunes.apple.com/us/app/pro-metronome-tempo-keeping/id477960671?mt=8

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

10 curiosidades sobre música

July 15, 2013

1/2
Please reload

Recent Posts