top of page

Ouvir sua música preferida aumenta o desempenho, diz estudo

Rock, rap, funk, samba ou bossa nova, não importa. Seja qual for seu estilo, escutar a música preferida aumenta o aproveitamento e desempenho em esportes competitivos.

Os resultados mostraram que ouvir a música favorita aumentou os índices de motivação de todos os grupos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Keele, no Reino Unido, comprovou que ouvir sua música favorita pode fazer você se sentir mais disposto e diminuir a percepção de esforço durante exercícios físicos.Alexandra Lamont, uma das autoras, diz que “se você é um fã da Rihanna, por exemplo, ouvir o álbum mais recente da cantora pode aumentar sua performance e reduzir sua percepção de esforço durante os treinos e antes das competições”.

headphones-girl_00294852.jpg

Os resultados mostraram que ouvir a música favorita

aumentou os índices de motivação de todos os grupos.

Para realizar as pesquisas, foram selecionados 64 participantes que praticavam trêsesportes diferentes: futebol, netball - esporte com regras semelhantes ao basquete - e corrida. O primeiro passo das experiências foi avaliar quais eram os estilos favoritos em cada esporte. O estilo preferido das atletas de netball, por exemplo, era R&B.

Cada grupo foi avaliado antes e durante os treinos e antes de competições ou corridas, com ou sem suas músicas favoritas. Cada sessão foi medida pelos atletas a partir de suamotivação, foco, satisfação, desafio, consciência e esforço percebido.

Os resultados mostraram que ouvir a música favorita aumentou os índices demotivação de todos os grupos, e os maiores efeitos ocorreram durante os treinos. Uma redução na percepção do esforço aconteceu em quase todas as sessões.

Estudos anteriores já haviam mostrado que a música motivacional, em geral, aumenta o desempenho, mas ainda não haviam pesquisado os efeitos da música favorita na performance das pessoas.

Fonte: Universia Brasil

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page